Blogagem Coletiva Ambiental #escolhasustentavel

Olá amigos!
Fui convidada para uma Blogagem Coletiva para falar sobre as minhas escolhas sustentáveis. Quem me fez o convite foi a Daiane, do blog Vivo Verde - que adoro e foi um dos primeiros blogs que conheci (e amei) sobre preservação ambiental.

Na blogagem (que aconteceu dia 15 de junho - eu sei, eu sei, estou completamente atrasada, mas o que importa é que postei!), cada blog participante deve comentar quais escolhas faz no dia a dia em favor do meio ambiente. A Docol, idealizadora do projeto Planeta Água, quer estreitar o relacionamento com internautas brasileiros e elegeu a educação ambiental como foco das suas ações na web em virtude de todas as décadas dedicadas ao assunto. Acreditem: são anos e anos de projetos experimentais na própria fábrica; de produção de materiais econômicos; de participação em projetos sócioambientais; e de fomento à educação sustentável. Legal isso, não?

Bem, minha preocupação com a preservação ambiental existe desde a infância. Na época do colégio, sempre dava um jeito de colocar o assunto em pauta. Seja em um trabalho que a professora estabelecia ser "tema livre" ou nos desenhos, etc. Então, praticar a preservação na minha rotina diária já é comum pra mim.

Em casa, sempre que possível, temos hábitos saudáveis. Evitamos jogar fora embalagens que podem ser recicladas ou reutulizadas. Há bastante tempo recolhemos garrafas pet e latas de alumínio para catadores. O óleo que usamos vai para reciclagem também. Tem uma empresa aqui que recolhe gratuitamente.

Há uns dois meses a prefeitura daqui de Volta Redonda implantou o sistema de coleta de lixo reciclado. Estão engatinhando ainda, isso é fato, mas o que importa é que já existe e estão indo em frente para melhorar. Os moradores separam o lixo seco, o caminhão  recolhe e deixa os sacos novos para a próxima coleta.

Minha cidade é cortada pelo Rio Paraíba do Sul que sofre muito com a poluição, principalmente das indústrias por onde passa. Mas o lixo nas margens ainda é volumoso. Muitos grupos se reunem para recolher esse lixo e provocar a sociedade; acredito que as pessoas estão mais conscientes a cada dia. Porém, ainda falta muito para que uma parcela maior da população tome consciência. Isso me deixa bastante triste, pois um simples ato de jogar o lixo no lugar correto é um grande passo e muita gente não entende... Aliás, Volta Redonda sofre com a poluição desde que foi criada, com a implantação da CSN. O parque industrial corta a cidade bem no centro (a cidade cresceu em torno dele, literalmente) e a cada ano aumenta mais o volume de carros circulando; é quase uma São Paulo! Mas mesmo assim, temos muitas áreas verdes e o governo atual possui alguns bons projetos de arborização que, espero, sejam mesmo implantados.

Apesar de acreditar que a sociedade caminha para uma postura de preservação cada vez mais responsável, ainda falta muito para que possamos alcançar o ideal. Aqui no blog, sempre publico coisas que estão acontecendo pelo mundo, notícias de grupos formadores de opinião e diversos tipos de incentivos. Quero mostrar que é simples acrescentar novos hábitos no cotidiano e assim transformar o nosso futuro e o de nossos filhos e netos.

5 Deixe aqui sua opinião!:

Unknown disse...

Nossa Cintia...

Parabens... Seu blog está lindo interativo e com ótimas notícias...

Beijos
Sarah
'Inspiração Verde'

Daiane Santana disse...

Olá!

Sim, ainda vale sim, estendemos para mais dias também por causa do jogo do Brasil também!

Enfim, gostei muito de suas escolhas, acho que assim podemos fazer algo para o mundo sem ter que gritar, são as pequenas atitudes que valem por grandes...

Mas, obrigada também pelo elogio, fico muito grata em saber que pude ajudar na criação de mais um canal ambiental da internet. Juntos podemos muito mais! Abraços e sucesso!

Animal em Risco disse...

Parabéns! O blog está excelente!

Bjs,

Allan.

Mimirabolante disse...

Legal amiga.....Parabéns pela postagem.....vamos apoiar o VeRde....

CS Empreendimentos Digitais disse...

Obrigada!!!
Obrigada!!!
Obrigada!!!

Importante mesmo é a visita de vcs que deixam o blog ainda melhor.

Bjs
Cintia