Testes em animais

Esse episódio me lembrou muito o movimento Beagle Freedom Project, que tem a missão de resgatar beagles usados em testes de laboratórios. Muitos são criados em cativeiro e nunca viram a luz do dia, ou sentiram o toque humano de carinho e cuidado.
. . . . . . . . . .
Como saber se um produto foi testado em animais?
Índia, Israel e os países da União Europeia já baniram os testes em animais
Em: 17/10/2013
Por: Priscilla Merlino, para Época / Bichos

Protetores e ativistas de diversas ONGs de proteção animal estão agitando as redes sociais com manifestações e ações contra o Instituto Royal, que utiliza cães da raça beagle em testes para a indústria farmacêutica. Uma nova manifestação foi marcada para o sábado (19/10), até a sede da empresa localizada na cidade de São Roque, no interior de
São Paulo.
Os maus-tratos a animais é um assunto que vem, cada vez mais, ganhando notoriedade e provocando reações negativas na população. É de conhecimento geral que muitas marcas de cosméticos realizam testes em animais. Na realidade, um número crescente de países, entre eles  Israel, Índia e os membros da União Europeia, já baniram os testes em animais para cosméticos.
Com exceção das empresas que declaram publicamente sua política de não crueldade, muitas não expõem seu posicionamento sobre o assunto, o que dificulta a busca pelas marcas ecologicamente viáveis. Existem também algumas opções, ainda que raras, de cosméticos vegan, que não só não são experimentadas em bichos como também são livres de matéria-prima de origem animal.
Existem duas maneiras de descobrir se um produto foi testado em animais. O primeiro deles é ligando para o telefone gratuito disponibilizado pelas empresas para sanar dúvidas de consumidores a respeito de seus produtos. A maioria delas indica este número na própria embalagem.
O segundo método é checando a relação das empresas chamadas “cruelty free” (sem crueldade), que é disponibilizada por algumas organizações não governamentais. Certifique-se de checar uma fonte confiável, como o PEA (Projeto Esperança Animal), que indica quais empresas nacionais não promovem testes em animais, ou a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), que disponibiliza as listas atualizadas das multinacionais que testam seus produtos em bichos (link em inglês), bem como das que são cruelty free.



É importante saber:

Empresas que promovem testes em animais
Alguns dos nomes que constam na lista da PETA de empresas que realizam experimentos em animais são*:

Avon
Estee Lauder
Johnson & Johnson
L’Occitane
L’Oreal
Mary Kay
Maybelline (L’Oreal)
Procter & Gamble (P&G)
Revlon
Shiseido Cosmetics
Unilever

*Fonte: PETA, consultado em outubro de 2013.


Empresas que não fazem testes em animais
Algumas das companhias nacionais com política de não crueldade são*:

Água de Cheiro
Bioderm
Contém 1g
Davene
Éh Cosméticos
Embelleze
Eudora
Farmaervas
Granado
Impala
Jequiti
Koloss
L´aqua di Fiori
Leite de Rosas
Nativa Biocosméticos
Natura
O Boticário
OX
Quem Disse Berenice
Racco
Vult
Ypê

*Fonte: PEA, consultado em outubro de 2013.
Fonte: ANDA

. . .

Vejam o video do movimento Beagle Freedom Project, no qual os animais criados em cativeiro mal conseguem sair das gaiolas, percebam seu olhar de medo ao primeiro contato como ambiente externo.

0 Deixe aqui sua opinião!: