Recicle seu óleo usado!

Parceria vai reaproveitar óleo de cozinha
A estimativa é que sejam produzidos, mensalmente, cerca de 120 litros de sabão líquido e sólido, feitos a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha utilizado nos quartéis
Correio do Estado, 02/08/2011

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) inicia oficialmente dia 03/08, quarta, uma parceria com o Exército em Dourados, com o objetivo de reaproveitar o óleo de cozinha utilizado pelos militares para a produção de sabão.

Por meio de um trabalho desenvolvido pela técnica do laboratório de Química da UEMS, Jane Santos Brito, a estimativa é que sejam produzidos, mensalmente, cerca de 120 litros de sabão líquido e sólido, feitos a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha utilizado nos quartéis. O litro do sabão produzido com o óleo reaproveitado custará, em média, 20 centavos.

A iniciativa de encontrar um descarte adequado para o óleo, que antes teria como destino o lixo, partiu do tenente Marlon Santaela. O oficial procurou a Universidade no dia 11 de julho e, em menos de uma semana, os militares receberam a primeira amostra do material de limpeza reciclado.

De acordo com a coordenadora do curso de Química Industrial, Marcelina Solaliendre, o projeto de reaproveitamento do óleo de cozinha pela Universidade está começando através da parceria com os militares, mas poderá expandir futuramente. “Nós poderíamos, por exemplo, utilizar esse material de limpeza nas próprias unidades da UEMS, barateando os custos empregados nestes produtos”, afirma Marcelina.

Para a coordenadora, inicialmente o óleo dos próprios quartéis de Dourados será reaproveitado, mas um segundo passo é que os familiares dos militares também passem a enviar o óleo utilizado em suas casas para o reaproveitamento. [fim da matéria]


A reciclagem do óleo já é praticamente uma realidade em nosso dia a dia, muitas pessoas já criaram o hábito de não jogar o material pelo ralo da pia.

O óleo de cozinha que vai para a pia, acaba indo para rios e mares e o contato do óleo com á água do mar causa uma reação que libera um gás chamado metano. E o metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra. Vários estudos já foram realizados comprovando essas informações. Um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água, que seria o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos!
Veja abaixo uma receita básica de como utilizar seu óleo usado para fazer sabão:



Receita para fazer sabão a partir do óleo de cozinha
Material
5 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de água
200 mililitros de amaciante
01 quilo de soda cáustica em escama

Preparo
Coloque a soda em escamas no fundo de um balde cuidadosamente. Coloque, com cuidado, a água fervendo. Mexa até diluir todas as escamas da soda.
Adicione o óleo e mexa. Em seguida, adicione o amaciante e mexa novamente.
Jogue a mistura numa fôrma e espere secar. Corte o sabão em barras do jeito que desejar.


Atenção: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.

Campanha de reciclagem de óleo em Porto Seguro


Fotos:
     1 - Blog Juntos 2010
     2 e 3 - Google
Link da Receita aqui.

0 Deixe aqui sua opinião!: