Aquecimento global ameaça o ornitorrinco

Vcs já repararam que as estações estão mais intensas? O verão está mais quente, o inverno mais frio e por aí vai. Tudo isso é causado pelo aquecimento global que está modificando muito o comportamento do planeta. Enchentes, terremotos, tornados, ocorrências cada vez mais duradouras e fortes. E não é só o planeta que sofre com isso... 
- - - - - - - - - -

Aquecimento global ameaça o ornitorrinco na Austrália
(AFP) – 24 de Jun de 2011
SYDNEY, Austrália
Google Notícias


Um simpático casal de ornitorrincos australianos. (AFP, Torsten Blackwood)

O aquecimento climático poderá diminuir em um terço as zonas habitadas pelo ornitorrinco na Austrália, que poderá desaparecer, alertaram alguns investigadores.

Este mamífero semiaquático e de hábitos noturnos, que coloca ovos, tem rabo de castor, focinho em forma de bico de pato, é um animal estranho originário da Austrália. Graças a sua espessa pele, consegue viver nas frias profundezas dos rios, mas atualmente sua pelagem pode ser fatal para ele devido ao aquecimento global, adverte um estudo da Universidade de Monash.

Os pesquisadores utilizaram dados sobre o clima e o habitat do ornitorrinco durante cem anos para estabelecer a diminuição do número desses animais, relacionada com as secas ou as ondas de calor. A equipe de pesquisadores extrapolou estes resultados segundo várias alternativas climáticas, estabelecidas pela agência científica governamental (CSIRO), para determinar o impacto das mudanças climáticas sobre a população de ornitorrincos.

"Nosso resultado mais pessimista assinala a redução de um terço dos habitats deste animal", declarou à AFP a pesquisadora Jenny Davis, cujos trabalhos foram publicados na revista Global Change Biology. A pior hipótese dos cientistas assinala um desaparecimento do ornitorrinco na grande ilha da Austrália. Neste caso, esta espécie só continuará vivendo nas ilhas da Tasmânia, Kangaroo e King.

Copyright © 2011 AFP. Todos os direitos reservados.

1 Deixe aqui sua opinião!:

~Dri~ disse...

Ele é tão fofinhooo!
Amei!