Disfarces animais!

É muito curioso ver como os animais de transformam de acordo com as estações do ano. Vejam essa matéria interessante que saiu no site Rede Ambiente.

Beijos
Cintia
- - - - - - - - - -

Verão de um jeito, inverno de outro
26/05/11
Via: Rede Ambiente

Os animais que mudam de cor sazonalmente

O camaleão fica com toda a atenção, mas não é o único animal capaz de mudar de cor.
Em poucos lugares é mais difícil se esconder de um predador do que no extremo norte do planeta. Por um lado, um animal completamente branco é bastante visível durante a primavera, quando aparece a vegetação de tundra. De outro, a pelagem cor de terra é extremamente fácil de identificar na neve. Assim, alguns animais desenvolveram mecanismos extremamente engenhosos para se esconder: eles mudam de cor de acordo com a época do ano.

Foto: Walter Siegmund
A Lebre-Americana, por exemplo, também chamada de lebre de variação e lebre-do-sapato-de-neve, habita o norte do Canadá. Ela tem as patas desproporcionalmente grandes, para impedir que afunde na neve e, cobertas de pelos, para não congelar.

Foto: James Lindsey
 Outro animal curioso é o Arminho. Um carnívoro pequeno, mas corajoso – coelhos maiores que ele fazem parte da sua dieta. Seu nome vem de Armênia, país onde se pensava que a espécie havia surgido. Já foi considerado um símbolo de má sorte da Irlanda.

Fotos: Marek Œlusarczyk E Òmar Runolfsson
O Lagópode-Branco tem seu nome vindo do grego, que significa “pés de lebre”. O nome faz referência às suas patas com penas, uma característica incomum entre as aves. Esta ave também é surpreendentemente tranquila quando um humano tenta se aproximar, provavelmente por ter poucos predadores.

 Fotos: Per Harald Olsen e Ansgar Walk
Já a Raposa-do-Ártico, tem o nome finlandês da aurora boreal, revontulet, que significa “fogo de raposa”. Acredita-se que há uma delas correndo tão ao norte que a ponta de seu rabo corta o céu, criando faíscas: a aurora boreal, talvez o mais belo espetáculo do céu.

1 Deixe aqui sua opinião!:

Giovana disse...

O mundo animal é mesmo sensacional. E a gente sequer dá uma paradinha pra observar. Temos muito ainda a aprender com estes seres irracionais. Eles sempre se viram muito melhor que nós em qualquer adversidade.