Arte do lixo

San Salvador, 16 ago: Calçados coloridos elaborados com forros de guarda-chuva, aros das rodas de avião de pequeno porte e uma peculiar mistura de papel jornal com restos de madeira compõem uma mostra de arte feita com materiais descartados.


A mostra "Re/Use, Accesorios de Ecodiseño", dos artistas costarriquenhos Sidhartta Mejía e Joséluis Zawate, fez com que a sala de exposições do Centro Cultural da Espanha em El Salvador pareça uma sapataria exclusiva de modelos exóticos, onde eles apresentam sapatos de boa qualidade feitos a partir da reutilização de materiais poluentes. Depois de muitos anos de pesquisa, eles conseguiram criar um produto que respeita o meio ambiente.


Mas essa não é a primeira vez que se faz arte com o que vem do lixo. Hoje em dia muito se tem feito com esse tipo de material para alertar a população da quantidade de lixo descartado diariamente nas grande cidades (e nas pequenas também, porque não??).


Em Nova York, o artista plástico Justin Gignac resolveu vender o lixo encontrado nas ruas da Big Apple em cubos de plástico. Materiais descartados como pedaços de papel, embalagens amassadas, restos de material de escritório entre outros, são depositados nas caixinhas, selados, numerados e devidamente assinados pelo artista.

 

Apesar de não contribuir muito com a diminuição do lixo, é um alerta para a preservação. Gignac já vendeu mais de 1,2 mil cubos com essa brincadeira.
Tem muito mais coisas boas por aí nem tem com citar todas. Até casas estão sendo feitas reutilizando garrafas pet e caixas de leite. Isso porque eu não citei o artesanato feito com lixo: garrafas pet, latas de alumínio, potes de vidro e por aí vai.
Ou seja, muita coisa pode ser reaproveitada e eu posso dizer que praticamente tudo. Só falta bom senso e boa vontade de todos!

3 Deixe aqui sua opinião!:

Anônimo disse...

Curti seu blog...tb tenho um mas muito engatinhando. Parabéns o conteúdo tá ótimo.

Fujiro Ecotêxtil disse...

Artista que é artista consegue ir além de sua criatividade. Transformar o lixo em arte é algo sensacional. Não só impressiona pela beleza dos trabalhos, mas pela responsabilidade ecológica dos mesmos. Realmente fascinante!

Divulgamos esse post em nosso twitter, caso queira conferir: www.twitter.com/fujiro

Parabéns pelo post e também pelo blog. Favoritamos-o!

CS Empreendimentos Digitais disse...

Amigos, muito obrigada!
A visita de vcs é sempre bem vinda!!

Abçs
Cintia