12 minutos para entender as mudanças climáticas

Os impactos das mudanças climáticas em 12 minutos
Por: Marina Maciel
Em: 31/03/2014
Via: Planeta Sustentável


Quais são os impactos da mudança do clima? Quem está suscetível a danos e por quê? O que pode ser feito para lidar com mudanças climáticas que podem ser evitadas? O rascunho final da segunda parte do 5º Relatório de Avaliação sobre Mudanças Climáticas, lançado ontem à noite (hoje, no Japão, em Yokohama) pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), tenta responder a estas perguntas.

Se, em vez de ler, você prefere assistir às principais conclusões do documento Climate Change 2014: Impacts, Adaptation, and Vulnerability, este filme de 12 minutos dá conta do recado. Ele foi produzido pelo IPCC.

O vídeo (muito bem produzido, nada chato e fácil de entender) mostra que a mudança climática é um desafio de gestão de riscos – para as pessoas, infraestrutura, ecossistemas, fornecimento de água potável e produção de alimentos – e defende que a adaptação pode beneficiar comunidades, economias e o meio ambiente.

“A principal mensagem de todos os impactos observados é que muitos recursos dos ecossistemas e da economia são sensíveis às mudanças climáticas”, diz Chris Field, copresidente do Grupo de Trabalho 2 (GT-2) do IPCC.

Agora, assista ao filme na íntegra (em inglês):

0 Deixe aqui sua opinião!: