Reciclagem rentável no Sul

É importante saber e conhecer como é feita a separação do lixo seco em casa. É a partir daí que se começa a grande mágica da reciclagem, pois tudo começa com o consumidor final, eu e você. Grande parte do lixo ainda é descartado de forma incorreta por falta de conhecimento das pessoas. É preciso informar mais, esclarecer o cidadão.
- - - - - - - - - -

Usina de reciclagem em Araquari preserva meio ambiente e gera rendaEspaço recebe 50 toneladas de lixo seco por mês e faz triagem do material.
Maior problema ainda é a falta de consciência, diz presidente do Fundema.
Em; 30/06/2013
Por: G1 - Santa Catarina


Uma usina de reciclagem que funciona no município de Araquari, no Norte de Santa Catarina, está ajudando na preservação do meio ambiente e gerando renda para famílias da região.

Roseli Alves saiu do Paraná com o marido há três anos. Lá, trabalhava como diarista. Ela teve na usina seu primeiro trabalho de carteira assinada, mas as conquistas não pararam por aí. "A gente já comprou terreno, já fez a casa e comprou carro. Então foi bastante coisa conseguida de três anos para cá", comemora.

De acordo com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, atualmente 56% dos municípios de Santa Catarina depositam os resíduos em lixões a céu aberto, 27% em aterros sanitários, 7% têm sistema de recolhimento privado, 5% em usina de compostagem, 1% em lixão industrial, 2% não possui nenhum tipo de coleta e apenas 4% contam com usinas de reciclagem.

O município de Araquari faz parte desses 4%. A usina de reciclagem visitada pela equipe do RBS Notícias recebe quase 50 toneladas de lixo seco por mês. No local, é feito o serviço de triagem, onde todo o lixo é separado antes de chegar ao seu próximo destino.

Após a separação manual, o lixo é enfardado e vendido. Na instalação, chega todo tipo de material. Mas somente 50% é reaproveitado para venda. O maior problema ainda é a falta de conscientização.

"A gente sabe que vem muito lixo no caminhão compactador que poderia estar nas esteiras, mas não está", afirma Antônio Acir de Almeida, presidente da Fundação de Meio Ambiente de Araquari (Fundema).

1 Deixe aqui sua opinião!:

Anônimo disse...

GOSTEI MAIS QUERIA DICAS DE BRINQUEDOS RECICLAVEIS