O incômodo do aquecimento global


O aquecimento global tem gerado mais incômodo do que pensamos. Com a falta de neve em muitas regiões onde ela caia com abundância, pesquisadores divulgaram um estudo mostrando que o fenômeno, nas regiões montanhosas do Arizona, está causando uma série de efeitos  cascata – e um de seus resultados é a devastação de espécies de aves canoras.
A cada ano os cientistas se dedicam mais a entender como o aquecimento da terra pode afetar populações de animais selvagens. Há muita atenção sobre os ciclos de vida de animais e plantas com a mudança do clima. Temperaturas mais altas, por exemplo, podem ocasionar o florescimento prematuro de certas plantas, e animais podem migrar como resposta mais por alteração da luz que por mudanças reais nas temperaturas.
Um estudo conjunto da Geological Survey e da Universidade de Montana, publicado em janeiro/2012 no Nature Climate Change, explora outra visão de como o aquecimento pode afetar a vida selvagem. Cientistas usaram pesquisas de áreas montanhosas do Arizona para examinar como a diminuição da neve reduziu cinco espécies de populações de aves canoras. Em teoria, temperaturas mais quentes e menos neve podem ser bom para os pássaros, mas não é isto que está acontecendo...




Os alces, por exemplo, com suas pernas longas e finas, são sensíveis à neve pesada e a evitam, descendo para menores altitudes. Mas com menos neve, eles permanecem noslocais altos, se alimentando o ano todo da vegetação destes lugares e destruindo o habitat de certas aves canoras.
Para testar sua teoria, os cientistas não podiam criar mais neve, claro. Mas para imitar os efeitos da falta do movimento dos alces, eles limitaram a capacidade do animal de pastar em certas áreas, usando cercas. Depois, compararam comunidades de pássaros e plantas em áreas similares nas proximidades, às quais os alces tinham acesso. Em seis anos do estudo, descobriram que os declínios em populações das aves foram revertidos nas áreas às quais os alces não tinham acesso! Quer dizer, os efeitos indiretos do clima sobre comunidades de plantas podem ser tão importantes quanto os descasamentos induzidos entre árvores migratórias e abundância de alimento, porque as plantas, inclindo as árvores, fornecem um habitat do qual os pássaros precisam para sobreviver. Se o clima muda, tudo ao redor também muda.

Por: José Eduardo Mendonça

0 Deixe aqui sua opinião!: