Os rumos do aquecimento


É exatamente isso. Duas pesquisas recentes batem novamente na tecla do Aquecimento Global como uma realidade dos dias atuais, porém mostram também as incertezas do fenômeno.

Uma delas foi coordenada pelo físico Richard Muller, Universidade da Califórnia em Berkeley, a qual foi divulgada numa conferência nos EUA e aguarda para ser publicada. Entretanto, já está causando um certo reboliço, pois Muller era um cético do clima, acreditava que os estudos divulgados não eram confiáveis. Assim, decidiu ele mesmo fazer organizar um estudo e colocar à prova o consenso climático. A pesquisa recebeu parte de seu financiamento da fundação Charles Koch, que é ligada à indústria do petróleo e responsável por bancar outros céticos climáticos e políticos conservadores nos EUA.

Num artigo do Wall Street Journal (um dos poucos jornais que ainda cedem espaço à céticos climáticos), Muller explica o motivo de suas dúvidas e diz que o principal problema está nas estações meteorológicas, responsáveis pela captação de informações e dados de temperaturas. Segundo os dados obtidos por essas estações, o IPCC, painel do clima da ONU, estima que a temperatura média da Terra subiu 0,64 grau Celsius nos últimos 50 anos. Mas Muller descreve um problema: 70% dessas estações nos EUA possuem uma margem de erro superior a essa variação. Além disso, grande parte das medições de temperatura é feita em áreas urbanas, que ficaram mais quentes com asfalto, calçadas e concentração de prédios.

Pensando assim, Muller e sua equipe usaram uma série de controles experimentais para compor essas novas informações, utilizando uma massa maior de registros do que as tradicionais. Isso resultou no fato que que das quase 40 mil estações medidoras, apenas 2/3 mostraram sinais de aquecimento.

A equipe trabalhou ainda com dados de satélites, que levantavam as tendências de temperatura nas regiões rurais e não houve diferença em relação às urbanas.

E a magnitude do aquecimento é comparável tanto nas estações de boa qualidade quanto nas que trazem dados mais incertos. "Embora as estações de baixa qualidade tragam temperaturas incorretas, elas ainda assim seguem as mudanças de temperatura", afirma.

Porém, Miller e seus colegas não investigaram as causas do aquecimento nem o que pode acontecer daqui pra frente.


Fonte: Folha.com / Ambiente
Foto: Folhapress
Por: Reinaldo José Lopes - editor de Ciência e Saúde
Em: 07/11/11


- - - - - 
Amigos, muito obrigada, Estamos no segundo turno! 
Continuem votando! Clique e vote!

0 Deixe aqui sua opinião!: