Reciclagem

Olá! Tudo bem gente?
Todo mundo conhece as chapas de raio-x, né? E quase todo mundo tem uma dessas em casa. Aí, um dia a gente resolve fazer aquela faxina básica e encontra aquela chapa de anos atrás e resolve jogar no lixo, certo? Errado. E porque? Porque que não podemos jogar nossos exames de raio-x no lixo comum. A chapa contém os metais prata e cromo em sua composição. 
O ideal, se possível, é levar em postos de coleta especializados que normalmente funcionam em hospitais.
Em Campinas essa solução já é uma realidade.
- - - - - - - - - -
HC de Campinas recebe chapas de raio-X para reciclagem
Por: Marília Rocha, de Campinas.
28/06/2011
Fonte: Folha.com

O Hospital de Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) instalou quatro pontos permanentes de coleta de chapas de raio-X para reciclagem.

O material polui o ambiente quando é descartado em aterros comuns. A expectativa da entidade é coletar duas toneladas em seis meses. As chapas serão encaminhadas a uma empresa especializada na reciclagem desses produtos, que ainda será escolhida.

De acordo com a coordenadora da campanha de arrecadação, Rosemary de Oliveira, o hospital trabalha com a reciclagem desde 2005, mas apenas com chapas que eram descartadas pelos profissionais.

"A intenção agora é conscientizar a população. Mesmo quem não tiver consulta no hospital pode vir depositar esse material", afirmou.

As caixas de recolhimento foram colocadas em quatro entradas da instituição. É importante, no entanto, ter certeza de que o raio-X não será mais necessário, já que o material não é devolvido. Segundo Oliveira, o contato com essas chapas não é perigoso, mas quando elas começam a se degradar, liberam amônia e metais pesados --como cromo e prata-- que poluem o solo e o lençol freático.

No hospital da Unicamp são realizados mais de 100 mil exames de raio-X por ano. No Hospital das Clínicas de São Paulo, uma campanha semelhante teve início em junho do ano passado. A arrecadação já ultrapassou 3,7 toneladas de chapa.

O posto funciona no prédio dos ambulatórios, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

2 Deixe aqui sua opinião!:

Anônimo disse...

Valeu!! Obrigada pela informação.
Bjssssssss

CS Empreendimentos Digitais disse...

Obrigada pela visita Marli, volte sempre!!!

Bjs