Unindo forças

Brasil e vizinhos discutem estratégia para mudanças climáticas
Reunião de ministros de agricultura em Buenos Aires discute estratégias de baixa emissão de carbono
AE | 31/03/2011


Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai começaram a discutir o impacto das mudanças climáticas na produção agrícola, com vistas à formulação de estratégias comuns para enfrentar o problema. 

O assunto foi um dos principais da pauta de discussões da 20ª reunião do Conselho de Agricultura do Sul (CAS), que está sendo realizada em Buenos Aires hoje e segue até amanhã. "Estamos discutindo experiências, mas não é fácil transformar as ideias em medidas concretas", reconheceu o ministro de Agricultura brasileiro, Wagner Rossi. 

O ministro comentou que um dos principais problemas que dificultam a adoção de uma política comum são as diferentes escalas de produção agrícola dos países.

Não obstante, a troca de experiências sobre o assunto, assim como a cooperação tecnológica e científica, podem ajudar a encontrar uma estratégia para lidar com as consequências das mudanças climáticas. "Ficou claro que cada país tem executado uma política específica para mitigação dos gases de efeito estufa e o programa brasileiro ABC teve uma receptividade muito positiva", disse Rossi. 

O programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) tem o objetivo de estimular as atividades produtivas rurais com tecnologias que permitam a redução dos gases de efeito estufa. De acordo com o ministério de Agricultura, o Brasil é responsável pela emissão de menos de dois bilhões de toneladas de gases de efeito estufa por ano.

O volume representa 1,8% do total de emissões mundiais. Países desenvolvidos como os Estados Unidos, líder em emissão de gases na atmosfera, são responsáveis por 30,3% das emissões. O ABC pretende recuperar 15 milhões de hectares de terras degradadas até 2020. A ambiciosa meta despertou na Argentina interesse por conhecer detalhes do programa, para possível adoção de política similar.

Fonte: Ig - Meio ambiente

1 Deixe aqui sua opinião!:

cursinho campinas disse...

Unir forças e comprometimento, só assim conseguiremos bons resultados!