Tubarões


Com 35 anos de experiência no trato com tubarões, o americano Jim Abernethy, 53, não tem medo de chegar perto de perigosas espécies de predadores marinhos.

"Descobri que, se você os trata com respeito, eles ganham confiança e se aproximam", disse Abernethy, autor de fotos que retratam os tubarões a uma proximidade impressionante. "Criei um laço de confiança com eles."


Imagem feita nas Bahamas (Caribe), em 2008.

Algumas das fotos estão no livro "Sharks - Up Close" ("Tubarões - De perto", em tradução literal), feito por Abernethy e vendido em seu site. No livro, o autor expressa seu "amor por essas criaturas incompreendidas".

"Dedico minha vida a eles. Passo 320 dias por ano no meu barco fazendo expedições em alto-mar. Removo anzóis e parasitas de seus corpos. Eles ficam confortáveis na minha presença", relatou à BBC Brasil por telefone. "Com 15 deles, tenho uma relação similar à que as pessoas têm com seus cachorros".



Bahamas, Caribe - 2010.

Abernethy tem uma empresa que oferece passeios de mergulho na Flórida e aluga seu barco para que fotógrafos e documentaristas produzam imagens da vida marinha. Ele também diz trabalhar em conjunto com grupos conservacionistas para combater a caça predatória dos tubarões.

Em janeiro, pela primeira vez, ele foi atacado por um dos predadores. "Um tubarão me confundiu com um peixe e me mordeu no braço", contou. Mas isso não o desestimulou a proteger os animais.

"Estou bem e vou me recuperar. Enquanto isso, milhares de tubarões não têm a mesma sorte e morrem diariamente de forma cruel, desmembrados enquanto ainda estão vivos".


O temido Tubarão Martelo, Bahamas, Caribe - 2004.

Foto de 2008, também nas Bahamas, Caribe.
Fonte: Folha - Fotos, via BBC Brasil.

0 Deixe aqui sua opinião!: