Uma notícia boa

Uma notícia boa! Acredito que as pessoas vão aos poucos tomando consiência de que alguns atos são importantes agora para garantir o futuro. Adorei isso. Espero que não seja só "fogo de palha"!

Beijos
Cintia
- - - - - - - - - -

Um fim antecipado para a caça à baleia realizada pelos japoneses e o que isso significa para os golfinhos
Por: Ric O’Barry (Diretor da Campanha "Save Japan Dolphins" da Earth Island Institute)
22/02/11


É oficial. O governo japonês recolheu sua frota de baleeiros da Antártica, citando interferência de ativistas da Sea Shepherd. A retirada é uma vitória retumbante para as baleias e para todas as organizações que lutam para impedir a matança de baleias e golfinhos realizada pelo Japão. O fato também deixou em polvorosa a politicamente poderosa Agencia de Pesca do Japão. Até a máfia japonesa, a Yakuza, tem usado a questão da caça à baleia para pintar os estrangeiros e a influência dos ambientalistas como vilões. Muitos de nossos aliados no Japão tem sido constantemente intimidados pela união de poder do governo e de grupos nacionalistas radicais.
Mas embora a Agencia de Pesca do Japão tenha declarado que nunca cessaria a matança de baleias na Antártica, ela acabou de fazê-lo. Os impactos sobre as políticas de caça à baleia e aos golfinhos no Japão se avolumam.

Não resta dúvida de que a incansável e crescente pressão interna e externa para que o Japão mude está funcionando. Agora é extremamente difícil que o Japão consiga enviar a frota de volta para a Antártica. O filme THE COVE e nosso trabalho em Taiji, aliado às críticas científicas relacionadas à irresponsável matança de baleias, golfinhos, tubarões e atum em todo o planeta por parte do Japão estão mudando a paisagem. A questão da chacina de golfinhos japoneses não é mais segredo. Eu costumava implorar aos meios de comunicação do Japão para que escrevessem uma linha sobre o assunto, mas desde o ano passado, é a mídia que fica atrás de mim querendo falar disso.


O público do Japão também está mudando. A geração mais velha, que consumia carne de baleia está indo embora rapidamente. Apesar de o governo negar sua preocupação com a contaminação por mercúrio, o público está se recusando a comprar carne de baleia e de golfinho. O consumo teve uma incrível queda de 30% somente no ano passado, causada principalmente, conforme nos informaram fontes internas, pela preocupação com o mercúrio por parte dos consumidores.


A carne de baleia está sobrando nos freezers de estocagem - cerca de 5.670 toneladas, o maior estoque já visto. O governo está tentando desesperadamente se livrar da carne de baleia oferecendo-a a programas de merenda escolar e outros estratagemas.

As máquinas japonesas de matar baleias e golfinhos sofreram tantos golpes no ano passado que se discute se valerá a pena mantê-las. Mas nossa resposta deve ser clara. Devemos redobrar nossos esforços e intensificar a pressão dentro e fora do Japão. Devemos lutar sem trégua conta qualquer tentativa do governo japonês de voltar a matar golfinhos e baleias a fim de compensar as perdas causados pelo fracasso de suas operações na Antártica.

Por favor, visite nossa Action Page e junte-se a nós, estimule seus amigos, vizinhos e família a fazer o mesmo!


Fonte: Save Japan Dolphins
Fotos: Google

2 Deixe aqui sua opinião!:

chica disse...

Bah!!!essa é ótima notícia mesmo! Que bom!beijos,chica

Ju e Lu Artes e Plantas disse...

Muito bom isso. Tomara que eles cumpram.