O grande problema do lixo


Assisti na semana passado no Fantástico, uma reportagem da Sonia Bridi sobre o lixo, na qual o Fantástico fez um teste em quatro regiões do Brasil para medir o volume de lixo recolhido ao longo de um quilômetro de praia. Foram escolhidos trechos bastante badalados com maior concentração turística.

Apesar de triste, adorei o resultado, pois mostrou pras pessoas que a realidade está bem longe do que vemos descrito nos blogs ambientais na internet - inclusive no meu!

É preciso muito mais para esclarecer à grande população a importância de se cuidar do lixo. Não é simplesmente "papo de ecologista". Quando eu falo cuidar do lixo, também estou dizendo cuidar da higiene e da saúde, cuidar do próprio bem-estar. Quem polui o local onde frequenta, jogando lixo no chão, é porque também polui o lugar onde mora! Já está acostumado que lixo pode ser jogado no chão, na areia da prais ou em qualquer lugar.

O exemplo de Caxias do Sul é lindo. A cidade tem quase 500 mil habitantes e foi a primeira do Brasil a implantar a coleta mecanizada. Em vez de deixar o lixo na calçada, como normalmente a maioria das pessoas faz em frente de casa, os moradores caminham um pouco e deixam o lixo separado em dois contêineres. Um deles é verde que é próprio para o lixo orgânico. O outro, amarelo, é para o lixo reciclável. Depois, vem o caminhão e recolhe tudo, sem que seja preciso tocar no lixo. Uma vez por semana, a coleta é acompanhada pelo caminhão de limpeza que junta o container, lava e o devolve limpo para a rua. Assim, nunca fica aquele cheiro ruim de lixo. Um exemplo assim deveria ser adotado por todas as prefeituras que se preocupam com o lixo gerado pelas suas cidades.

Vejam o video nesse link (não achei na internet o video separadamente, ainda não deve estar disponível!). É muito legal e instrutivo!

Beijos,
Cintia

5 Deixe aqui sua opinião!:

Cristiane Iannacconi disse...

tb vi a matéria... é um absurdo. levei meu filho a praia e fiquei juntando sacos plasticos, copinhos, garrafas... era noite e os garis já tinham passado, mas muita coisa eles não viram. tinha um pessoal do nosso lado jogando mais coisas. Qd voltei p o predio, a surpresa: eles tb moravam lá! como é q pode?

Mimirabolante disse...

Tbm assisti,adoro o trabalho da Sonia Bridi e fico muito preocupada com isto !!!!!

CS Empreendimentos Digitais disse...

É meninas, é mesmo muito absurdo que em pleno século 21 as pessoas ainda não terem a mínima ideia do que está acontecendo ao redor delas. Simplesmente acham que o lixo gerado por elas próprias não é problemas delas, e sim da prefeitura, do governo etc.
Vamos continuar nosso serviço de formiguinha e assim dar o exemplo. Porque um bom exemplo vale mais que mil palavras!

Bjs
Cintia

Sabrina disse...

Isso mesmo minha gente! Isso é coisa séria e das brabas! =/

Cintia querida, sumiu??
bjosss
sah

Yuri Sibucks disse...

lixo na rua deveia dar MULTA assim niguem jogava! FATO!!