Consumo consciente - via Movimento Cyan

Esse site é muito bacana, muitos de vcs já devem ter dado uma passadinha por ele. É o Movimento Cyan, criado pela Ambev, com o objetivo de promover o uso consciente da água, um recurso elementar para a vida no nosso planeta e que, no entanto, se encontra tão ameaçado.
Essa matéria em especial, mostra um aparelhinho que te avisa a hora de sair do banho. Bem legal!
Essa e outras matérias muito interessantes estão na Revista Cyan.
Espero que gostem!

Bjs,
Cintia
- - - - - - - - - -
Aparelho reduz tempo de banho
Com luzes nas cores vermelha, amarela e verde, o "waterpebble" indica quando o chuveiro deve ser desligado.
Da Redação da Revista Cyan


O chuveiro é responsável pela maior fatia do consumo doméstico, especialmente no Brasil, onde cada brasileiro toma em média 19,8 banhos por semana, a maior frequência entre os países incluídos em um estudo recente sobre o assunto. Considerando que por aqui os banhos duram em média 8 minutos e que um chuveiro consome cerca de 4,5 litros por minuto, pode-se concluir que só em banhos cada brasileiro gasta 2.828 litros por mês. Não é de se admirar que algumas pesquisas apontem que a conta do chuveiro responde por até 54% do consumo total de uma casa.

Considerado uma tradição cultural herdada dos povos nativos do Brasil, o banho demorado é visto por muitos como um momento de relaxamento, que poucos gostariam de ver interrompido. Mas essa conta tem saído cara para o planeta.

Pensando nisso, a empresa Priestmangoode criou o Waterpebble, um dispositivo que ajuda a reduzir a quantidade de água que literalmente vai pelo ralo num banho. Fabricado a partir de polímeros que podem ser inteiramente reciclados, o pequeno aparelho é usado solto no chão do banheiro sob o chuveiro e próximo ao ralo, onde pode medir o tempo em que o chuveiro ficou aberto em um banho, através de sensores eletrônicos.

A informação é guardada na memória. E, nas próximas chuveiradas,o aparelho estará programado para avisar quando o banho chegar na metade do tempo (luz amarela) e quando o tempo estiver esgotado (luz vermelha), por meio de indicadores luminosos. Como a economia é possível? A cada banho, o aparelho "rouba" alguns segundos de ducha, educando o usuário a gastar menos água, sem que ele perceba.

1 Deixe aqui sua opinião!:

Yuri Sibucks disse...

que interessante! ideia bem criativa!