Passeio ecológico

Oi amigos! Nesse feriado minha irmã, estudante de Técnico do Meio Ambiente, viajou com sua turma para o Rio numa caminhada ecológica no Parque Nacional da Tijuca. Não resisti e aproveitei os cliques dela para criar essa postagem falando desse belíssimo lugar bastante conservado, bem ali no Rio de Janeiro.

O parque é formado por 4 setores: Floresta da Tijuca (Setor A), Paineiras/Corcovado/ Parque Lage(Setor B), Pedra da Gávea/ Pedra Bonita(Setor C) e Covanca/ Pretos Forros (Setor D) e é indiscutivelmente um oásis dentro da cidade do Rio de Janeiro, graças a D. Pedro II, que em 1860 tomou a iniciativa de desapropriar e reflorestar esta belíssima área - bom pra gente, ne? Que podemos usufruir de tanta natureza e beleza.
Apesar de ser o segundo menor em área, o Parque Nacional da Tijuca (PNT), situado em pleno coração do Rio de Janeiro, é o mais visitado do país. Cerca de 2 milhões de pessoas vão até o Corcovado, onde está o Cristo Redentor, e a outros pontos do Parque, anualmente. Além disso, o PNT é um parque urbano reflorestado,constituindo-se importante fragmento da Mata Atlântica. Sem contar sua posição estratégica para o equilíbrio ambiental da cidade, sendo um verdadeiro reservatório de água e cobertura vegetal.


O Parque conta com boa infraestrutura. Lá encontram-se lindas cachoeiras, grutas, várias trilhas, fauna variada e vegetação nativa exótica, tudo na mais perfeita harmonia e exuberância!
Além de preservar um dos resquícios da Mata Atlântica, o Parque garante a proteção das nascentes e conservação das bacias, como as dos rios Carioca e Maracanã e colabora no sistema de chuvas e equilíbrio da temperatura.


O Parque é aberto à visitação durante todo o ano. O Corcovado é um dos pontos mais visitados. Na área denominada Floresta da Tijuca, existem trilhas para caminhadas. Na Pedra Bonita, há uma rampa para vôo livre e parapent. As atividades esportivas e de lazer são inúmeras dentro do Parque Nacional da Tijuca. Temos o trekking (caminhadas), vôo livre de asa delta, montanhismo, corrida de orientação, mountain bike, entre outras.





DICAS PARA AJUDAR A PRESERVAR A FLORESTA DA TIJUCA
  1. Não fazer fogo Cuidado com as guimbas de cigarro, não solte balões, não faça fogueiras e nem deixe resto delas espalhadas pelo chão.
  2. Não deixar lixo O Parque possui um sistema de coleta seletiva de lixo. Nas trilhas e passeios, leve sempre um saco de lixo e, se possível, recolha o lixo que encontrar.
  3. Não retirar plantas, solos e materiais da floresta Ao retirar você estará colocando em risco espécies que já podem estar em extinção ou serem raras, além de estar interferindo na cadeia alimentar dos animais.
  4. Não tomar banho e beber água Existem locais onde o banho é permitido. Porém não é permitido o uso de sabões, xampus, etc. Evite beber as águas dos rios ou córregos, elas podem estar contaminadas por fezes ou doenças dos bichos da floresta ou mesmo pelo uso das pessoas.
  5. Não alimentar animais silvestres pois você poderá causar doenças e até a morte deles.
  6. Não caçar os animais silvestres Todos os animais são importantes e fazem parte de um ciclo de vida para que a floresta exista.
  7. Não faça atalhos em trilhas você poderá se perder e causar um grande dano ao ecossistema.
  8. Não deixar oferendas nem velas acesas.
  9. Não depredar o patrimônio cultural - pichar pedra, escrever em árvores e construções, arrancar sinalizações, quebrar qualquer coisa que seja só serve para enfeiar o Parque e por em risco você e outras pessoas.
  10. Sons Não grite ou coloque aparelhos sonoros em alto volume para não incomodar a floresta, os animais e as pessoas.
  11. Não trazer animais domésticos, pois podem trazer doenças como também pegarem doenças, inclusive fatais. Além disso, alguns animais domésticos caçam os silvestres.
  12. Bicicletas O uso nas trilhas é proibido por provocar erosão e pelo risco de acidente. O Parque possui uma ciclo-faixa sinalizada em faixas amarelas nas estradas da Floresta da Tijuca.



Quem se interesar e quiser baixar a História do Parque, basta clicar aqui!


Fonte da pesquisa: Amigos do Parque Nac. da Tijuca e Ibama
Fotos: Cristiane Sibucs

5 Deixe aqui sua opinião!:

chica disse...

Maravilhoso esse lugar,ainda bem cuidadinho!beijos,chica

Teté disse...

Que bacana! Ótimas fotos! Ainda vou conhecer... AbraçO!

Mimirabolante disse...

Fiz muitos passeios lá!!!!A temperatura,a qualidade do ar,nem parece que estamos no Rio de Janeiro......as fotos estão ótimas !!!!bjcas

ConsciênciaComCiência disse...

fui tantas vezes ao rio e não fui na floresta da tijuca!!! afff

CS Empreendimentos Digitais disse...

Gente, o passeio é mesmo muito bonito, vale a pena visitar!!!!

Pena que eu não pude ir junto com ela.

Bjs
Cintia