Vazamento de petróleo

Muito tem sido dito sobre esse triste acidente ecológico no Golfo do México e eu seria apenas mais uma a falar. Então vou postar um texto que recebi no site (ótimo por sinal) Envolverde falando sobre o assunto de maneira bastante reflexiva.
Bjs
Cintia
- - - - - - - - -
Vazamento de petróleo no Golfo do México: Um convite à reflexão
31/05/2010 - 10h05
Por Célio Pezza*


No último dia 20 de Abril, na costa do estado norte americano de Lousiana, a torre de perfuração de petróleo Deepwater Horizon operada pela multinacional britânica British Petroleum (BP), explodiu e pegou fogo.

No incidente morreram 11 funcionários da empresa e 17 estão gravemente feridos. Dois dias depois, a plataforma afundou e se transformou em um dos maiores acidentes ecológicos do planeta. A instalação está quebrada e até hoje já se passou mais de um mês que o poço encontra-se aberto a uma profundidade de 1,5 km, despejando diariamente perto de 5.000 barris ou 800 mil litros de petróleo no mar. Evidente que uma instalação deste porte tem uma série de dispositivos de segurança, mas todos falharam e a desgraça está feita. Apesar de todos os esforços para deter o vazamento, ele continua desafiando toda a tecnologia da indústria petrolífera.

Um dos representantes da BP falou que em tese, é tudo bem simples e bastaria fechar uma válvula de segurança e o vazamento seria detido. O único problema é que esta válvula está a 1,5 km de profundidade e não conseguem fechá-la. O acionamento automático falhou e manualmente é complicado devido à profundidade. Até agora não foi explicado o motivo do acidente, mas o governador do Texas, Mr. Rick Perry, disse que o desastre pode ter sido um “ato de Deus”, e que isto quer dizer que “ninguém sabe o que aconteceu”.

Foto Veja Internacional

A tragédia está tomando uma proporção tão apocalíptica, que até uma estatal petrolífera iraniana já ofereceu ajuda e assistência para deter o vazamento, que irá atingir os Estados Unidos, o maior inimigo da República Islâmica. Vejam a ironia da situação: O Irã, que está sofrendo sanções dos EUA por seu polêmico programa nuclear, oferecendo ajuda para evitar uma desgraça maior ao próprio EUA. Na verdade, eles sabem que este desastre terá consequências mundiais e não está restrito ao Golfo do México ou a costa americana.

Os ambientalistas também estão preocupados com o fato de estarem despejando milhões de litros de solventes no mar, numa tentativa de diluir o petróleo. É uma espécie de sabão que quebra o petróleo em partículas menores e favorece a sua dispersão ou a sua ingestão por bactérias. O problema é que estes diluentes são tóxicos para muitas espécies da vida marinha e podem vir a entrar de uma maneira desastrosa na cadeia alimentar e terminar causando problemas ao próprio homem no futuro.

Foto: Zero Hora

De acordo com todas as notícias, o maior complicador do problema é o fato deste vazamento estar a uma profundidade de 1,5 km, o que dificulta todas as operações normais, até o simples fechamento de uma válvula. Isto nos faz pensar nas dificuldades e principalmente nos perigos de se operar extração de petróleo em poços profundos e nos leva naturalmente à nossa exploração do Pré-sal nas costas brasileiras, onde as jazidas de petróleo estão em profundidades entre 5 a 7 km. Se não estamos conseguindo deter um desastre a 1,5 km de profundidade, podem imaginar algo semelhante acontecer em locais quatro vezes mais profundos?

Espero que todos os responsáveis conheçam a fábula do aprendiz de feiticeiro e que não liberem forças das quais não tenham o domínio completo. Caso contrário, na primeira emergência, vamos pagar muito caro por esta falta de controle da situação.

- - - -
*Célio Pezza é escritor, mas tem sua formação em Química e Administração de Empresas. Casado e pai de dois filhos, nasceu em Araraquara, SP, mas em 2007 se mudou para Veranópolis, na serra gaúcha. Em 1999 publicou em São Paulo, pela Editora DPL, seu primeiro livro chamado A Nova Terra, romance que leva o leitor a refletir sobre a vida e rever alguns valores na busca de um mundo melhor.

Em 2000 publicou sua 2º obra intitulada O Conselho dos Doze (Editora DPL), onde aborda os perigos de certas tecnologias sem um devido desenvolvimento de consciência.

Sempre seguindo a mesma linha de levar o leitor a refletir, rever valores e questionar o processo tecnológico desassociado do crescimento moral e ético, publicou em inglês em 2006 nos EUA e Canadá pela Trafford Publishing seu livro The Seven Doors, composto de sete contos sobre temas polêmicos. Este livro foi publicado em português em 2008 pela Editora Age, de Porto Alegre, com o nome As Sete Portas.

Continuando sua trajetória lançou no final de 2008 pela Editora Age o romance Ariane – Uma história de amor e magia, onde mostra toda a força do amor e da amizade, superando até mesmo a distância entre dois mundos distantes.

Seu novo livro, A Palavra Perdida, foi publicado pela Editora do Maneco, de Caxias do Sul, neste final de 2009 e está sendo lançado no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Esta obra está em fase de tradução para o espanhol e será lançado na Espanha e Argentina.

http://cpezza.com/wordpress/
www.cpezza.com
books@cpezza.com


(Envolverde/O autor)

1 Deixe aqui sua opinião!:

Daiane Santana disse...

Olá! Gostaria que você entrasse em contato comigo, enviando um e-mail para daiane@vivoverde.com.br

Este na verdade é um convite, para você participar de uma Blogagem coletiva Ambiental, que será realizado pela Docol, no qual o tema será o seguinte: "Uma escolha sustentável". Cada blog participante terá que comentar quais escolhas faz no dia-a-dia em prol do meio ambiente. Quem participar terá que colocar o selinho da campanha - que envio em breve, caso queira participar.

Você deverá enviar, Nome, Nome do blog, @ do twitter e endereço do blog!

Desde já agradeço. Caso tenha alguma dúvida, estarei aqui para maiores informações, se puder me indicar mais blogs para esta blogagem. ficarei contente. Abraços