O planeta pede socorro

Hoje eu encontrei um texto muito bonito de uma grande amiga, Sheila Aragão, que mora em Brasília e eu sempre tiro um tempinho para ler os escritos dela, que são sempre interessantes.
O que ela diz nesse texto expressou bem o que eu sempre quero dizer. A situação está se agravando e nossos governantes nada fazem, nada realizam. Até quando eles vão fechar os olhos para o que está acontecendo?

Bjs
Cíntia
- - - - - - - - - - 

"Chuva, vulcão e terremoto. O planeta pede socorro!"
Por: Sheila Aragão
02/05/2010
13:13


“A situação está complicada...”
“Não é só aqui não, é no mundo inteiro!”
“Papai do Céu ta zangado?”
Caramba! O que responder para as crianças nessa hora? O que comentar com os adultos? Zapeando pela internet de ontem pra hoje, a sensação é de que algo estranho está mesmo acontecendo. Parece que o Divino quer mandar algum recado. Chuva na Bahia, vulcão na Islândia e terremoto na China. Ufa! Os quatro elementos da natureza estão mostrando que o planeta está pedindo socorro!

Na Bahia cai água sem parar. 22 cidades em estado de calamidade. Desabrigados, mortos, feridos. As chuvas castigam o Brasil desde o início do ano. São Paulo já foi penalizado, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Distrito Federal também. O alvo agora é o Nordeste, que sempre pede a Deus pra chover, mas chover de mansinho, como diz a canção popular. Porque quando a chuva é forte, o nordestino não agüenta. E o resultado é este mesmo que temos visto: população desesperada; governantes perplexos (por que, heim?); e ambientalistas confirmando teorias e pesquisas já denunciadas às autoridades. Mas o bicho homem parece não acreditar...

Na China, os sismógrafos acusaram 6,9 de magnitude na região da fronteira do Tibete, área “sagrada” e de “conflito”. São 617 mortos e mais de 10 mil feridos. O terremoto acontece menos de dois anos depois do tremor de maio de 2008 que devastou a região de Sichuan, também no Tibete, quando 87 mil pessoas foram mortas ou desapareceram. Hoje, há centenas de desaparecidos e está difícil ajudar os sobreviventes porque o frio castiga a região. Os governantes ficam sempre tranqüilos em relação ao Tibete, porque existem poucos moradores por lá. Só que quando treme o Tibete, normalmente as províncias mais povoadas são atingidas e aí?...

Na Europa o clima não é diferente. Nada de mortes, mas o vulcão Eyjafjallajoekull, de nome impronunciável, no mar do sul da Islândia, entrou em erupção e paralisou os aeroportos de todo o continente. Isto sem falar que afetou o tráfego aéreo em todo o Planeta. Uma nuvem negra cobre o céu da Europa e os humanos tendo um prejuízo financeiro enorme. Será que quando o bolso dói a providência é tomada? Só assim?

O mais louco de tudo isso é que no fundo, no fundo, todos sabem que a Terra vai mal. Só que prometem providência para daqui a 50 anos. Há! Há! Há! Só rindo, pra não chorar. Os dirigentes deste nosso mundo não estão nem aí. Porque daqui a 50 anos não estarão mais aqui. Quem tiver que se lixe!
Resta a nós, como ao Planeta, berrar, pular, sangrar! Mover, terra, ar e mar. Soltar os ventos e fechar o tempo para que tenhamos tempo de ver um novo tempo chegar. Eu tenho filhas. E terei netos em breve. Vou gritar, por eles e, principalmente por mim. Senão, de que vale ter vivido?


Sheila Aragão é jornalista e diretora de cinema, teatro e TV. 
Assina o blog Sheilaragao no Uol.

2 Deixe aqui sua opinião!:

Mimirabolante disse...

É tudo muito triste e uma grande constatação......a natureza a sua maneira pede socorro,nós blogueiros estamos entendendo e aproveitamos este meio para ajudar nos recados que o Planeta dá .....porém,alguns ainda não entendem.....uma pena.....até qd a natureza vai aguentar???

Mana's Artes disse...

Ela escreve muito bom, adorei o texto.

bjs
Cris