Iceberg flutua para Austrália

Foto divulgada nesta quarta-feira pela Divisão Antártica Australiana e registrada pela Nasa, a agência espacial americana, mostra o iceberg B17B, massa flutuante com o dobro do tamanho de Hong Kong (cerca de 19 km de extensão), em direção à costa oeste australiana. A imagem foi captada em 5 de novembro. Cientistas consultados pela France Presse afirmaram que eventos como este ocorrem uma vez a cada século.

A saga dos icebergs nos mares do sul tem sido acompanhada com interesse por cientistas. Em meados do mês passado, em uma ocorrência muito rara, um iceberg foi fotografado a partir da praia de Sandy Bay, na costa leste da Ilha Macquarie, 1,5 mil quilômetros a sudeste da Tasmânia, na Austrália.

 
Estranho no ninho: enquanto leão marinho toma sol, membro da frota de icebergs que se descolou da Antártida segue seu caminho rumo à Nova Zelândia (Foto: AP/Australian Antarctic Division, Eve Merfield 24-11-2009)

Poucos dias depois, cientistas informaram que quatro icebergs se aproximavam da Nova Zelândia e, naquele momento, se encontravam a cerca de 400 quilômetros de distância do sul do país.

Os icebergs estariam se deslocando rumo ao norte a uma velocidade de 1,25 km/h. Singrando águas mais quentes, tinham começado a se deteriorar. Chegou-se a falar em alerta naval, pelo risco de choque de embarcações com essa frota inusitada de superfragmentos de gelo. Os iceberg procedem provavelmente da Plataforma de Gelo de Ross, que se rompeu entre 2000 e 2002, segundo Mike Williams, cientista do Instituto de Pesquisa Atmosférica e Água.

Fenômeno similar ocorreu em novembro de 2006, quando um grupo de enormes blocos flutuantes chegou a 25 km do litoral sul da Nova Zelândia, após navegar 13,5 mil quilômetros.

Fonte:  G1 CIência e Saúde

1 Deixe aqui sua opinião!:

CS Empreendimentos Digitais disse...

De Raquel Almeida, por email:

"Ui!"