Criação do "Dia da Mata Ciliar"

A SOS Rios do Brasil sugere a autoridades a criação do "Dia da Mata Ciliar" e ações proativas para preservá-las!

O SOS Rios do Brasil lançou um movimento junto a autoridades, parlamentares e parceiros da imprensa visando a criação de um Projeto de Lei que estabeleça o "DIA DA MATA CILIAR" e outras providências, visando preservar, recuperar e replantar as importantes florestas ao longo dos rios do Brasil.
É muito importante divulgar essa ação até porque muita gente nem sabe o que é mata ciliar, que é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. 
Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.
A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos. Além disso, a mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, tornando-o barrento e dificultando a entrada da luz solar.
É muito importante proteger essa área natural entorno dos rios e evitar construir casas nessa áreas - e isso a gente vê aos montes, ne??


2 Deixe aqui sua opinião!:

Newton Almeida disse...

No ano de 2.003, eu (Newton Almeida) era Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito (RJ), e conquistamos o apoio do Consórcio Ambiental Intermunicipal Lagos / São João, idealizado e fundado pelo Luiz Firmino Pereira, para reflorestamentos em Rio Bonito . ( Foi o Firmino que conseguiu levar adiante os projetos para a despoluição da Lagoa de Araruama, que passados uns 7 anos está completamente revitalizada, em seguro processo de despoluição ). Vejam as fotos logo acima, na primeira foto, margem do Rio Bacaxá, em 16 de novembro de 2.003 . E a mesma margem em 30 de janeiro de 2011, na segunda foto . Percebam como é difícil recompor as matas ciliares. Após sete anos é que começam a ter aspecto de mata, as árvores plantadas, na margem direita, pelo Projeto de Reflorestamento do Rio Bacaxá , em 2003 / 2004..... http://limpezariomeriti.blogspot.com

Parabéns pelo trabalho ! Pessoas como vocês me motivam a acreditar que nosso filhos viverão num mundo melhor !
Newton Almeida
MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

CS Empreendimentos Digitais disse...

Olá Newton! Obrigada pela sua visita e parabéns pela iniciativa.
Se todas as prefeituras tivessem ações como a sua muita coisa ia mudar em relação aos nossos rios!

Parabéns!!!

Abçs
Cintia