Você acha que as coisas estão mudando?

Tenho notado, desde que comecei o Preservblog, que muita gente está se preocupando mais com o meio ambiente. Antes não se falava tanto em aquecimento global - apesar de estarmos sentindo na pele os efeitos, preservação da água e do verde, cuidados com os animais e o clima, economia de energia e reciclagem de tudo. São inúmeros blogs pela internet e sites que se multiplicama cada dia. Muitas propagandas na TV e no rádio também. E a cada dia novos grupos se organizam em prol da sobrvivência do planeta.

É incrível nossa capacidade de mobilização quando queremos algo de todo coração, não é mesmo? É verdade que ainda falta muito para caminhar em rumo ao que chamamos de normalidade do clima e do meio ambiente, porém, já foi dado o primeiro passso que são exatamente essas mobilizações pelo mundo afora.

Agora há pouco, antes de iniciar essa postagem eu acessei o site da 350.org , que é uma campanha internacinal que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática (o número 350 são as partes por milhão que os cientistas identificaram como o limite máximo de segurança para o CO2 na nossa atmosfera). Para unir o público, a mídia e os líderes políticos em torno da meta de 350, eles usam o poder da Internet para coordenar um dia de ação em nível planetário, o 24 de Outubro de 2009. Mas antes dessa data muitas ações já estão sendo realizadas pelo planeta.

Ouras ações com essa estão sendo veiculadas como o Tic-Tac-Tic-Tac, que já falei aqui no blog. Assim como a 350.org, eles querem consolidar uma série de ações em diversos países, que culminarão em uma plataforma de orientações e reivindicações a ser apresentada durante a COP-15, realizada de 7 a 19 de dezembro de 2009, em Copenhague, Dinamarca.

E tem ainda o Blog Action Day - ação mundial de blogs marcada para o dia 15 de outubro de 2009 (falei sobre isso aqui), a campanha (polêmica!) Xixi no Banho, o Dia sem Carne, a campanha “Seal the Deal”, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, enfim, muitas ações sendo realizadas que mostram que as pessoas estão engajadas e preocupadas com a sobrevivência em nosso planeta.

Se vc tem blog e está lendo essa postagem, comece a aderir! Publique reportagens, coloque sua opinião sobre o assunto, divulgue tuits verdes (para quem é usuário do twitter) e faça a diferença começando pelo dia a dia em sua casa. Existem muitas coisas simples que cada um de nós pode fazer para contribuir com o planeta!

Me lembro sempre de uma frase que eu vi pela primeira vez no filme "Singles", de 1992, com Bridget Fonda e Matt Dillon, que diz assim "AJA NO LOCAL, PENSE NO GLOBAL". E deixo registrada aqui para incentivar mais pessoas!

4 Deixe aqui sua opinião!:

Érica Sena disse...

Oie Cintia, td bem???
Ah, o André é do Rio...mais fácil de vc o ver...rs

Obrigada pelo carinho!!
Acho q as coisas estão mudando sim para melhor!! Tenho fé e luto junto a vcs por isso.
bjkas
Érica

Cessel disse...

Eu penso que por mais que a sociedade faça sua parte, as coisas só mudarão definitivamente quando as grandes potências e empresas se derem conta de que é necessário fazer mais e "marketear" menos.

CS Empreendimentos Digitais disse...

Oi Érica, quem sabe eu tenho essa sorte, ne?

É Cessel, tb concordo com vc. Mas se a gente não gritar, se a gente não se mobilizar pra que alguma coisa aconteça, pode ser tarde demais, não é mesmo?

Beijos!

Mana's Artes disse...

eu acho q as coisas estão mudando sim, deve ser porque as pessoas estão vendo que o mundo pode mudar drasticamente a qquer momento, ne?
bjs

Mana's Artes & Cia
http://manaseartes.blogspot.com/