Dia sem Carne!


Diga a verdade, vc consegue ficar sem comer carne? Tem gente que não fica nem um diazinho. Tem que ter a "mistura" todos os dias. Mas é muito mais saudável e divertido mudar a rotina de vez em quando, não é verdade? Pensando nisso, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a Sociedade Vegetariana Brasileira vão lançar no dia 03 de outubro a campanha "Segunda Sem Carne". Eles querem incentivar as pessoas a comer menos carne e beneficiar assim, a sua saúde e a do planera (e porque não a dos animais?!).
E variedade é que não falta para substituir a carne nossa de cada dia. Porque não uma suculenta macarronada com molho de tomates? E se acrescentar abobrinha e cenoura cozidas e picadinhas então... fica perfeito! Beringela à parmegiana (sem presunto, ne? Só a mussarela e muito molho de tomate), omelete de queijo, suflê de palmito... Nossa, tem muita coisa boa e nutritiva que pode substituir a carne para variar nosso cardápio. Isso porque eu nem citei a soja - que é rica em proteína igual a da carne! - e o feijão fradinho que ficam deliciosos em saladas. Ou seja, opção é o que não falta.
A campanha já tem parceiros, entre eles entidades como Movimento Slow Food - SP, Instituto Polis, Revista dos Vegetarianos, Instituto Nina Rosa, Preitura de  São Lourenço da Serra, Agência de Notícias de Direitos Animais etc.
Na verdade essa campanha foi lançada inicialmente nos Estados Unidos em 2003 e cresceu bastante em muitos países com adeptos como Paul McCartney, que lançou a campanha na Ingaterra junto com sua filha a estilista Stela McCartney.
O lançamento da campanha será no Parque Ibirapuera, onde as pessoas terão acesso a muitas informações. Na Marquise do Parque haverá um caminho com grandes fichas coloridas, espécie de jogo, onde estarão dispostas informações, receitas e muito mais. As pessoas serão convidadas a percorrer o caminho de tijolos coloridos e entrar em quatro estações temáticas dispostas pelo caminho: meio ambiente, ética, saúde e novos sabores. Haverá também exibição de filmes, palestras e apresentação e degustação de comida com a presença de alguns chefs na Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini, também no Ibirapuera, e serão distribuídos e sorteados brindes como toy arts, receitas, camisetas, aventais e outros. Oficinas do Gosto, promovidas pelo movimento Slow Food, serão promovidas gratuitamente para crianças, onde será possível desenvolver o olfato e conhecer alguns temperos. Haverá degustações no correr dos dois dias, oficina de compostagem doméstica e prática de yoga. O lançamento é nacional, e a campanha é coordenada pela Sociedade Vegetariana Brasileira.
Vale lembrar que, ao diminuirmos o consumo de carne, reduzimos também o desperdício de água, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros.

E aí,  vamos aderir? Linquei algumas receitas sem carne aí pra quem quer começar a praticar.

 


 ♦ Matéria baseada na postagem do blog Pensar Eco, da Érica.

6 Deixe aqui sua opinião!:

Cessel disse...

Eu sou um desses que não consigo passar sem carne, mas ontem até que meu jantar foi bem menos carnívoro: arroz, feijão e omelete de queijo. Ficou muito bom!

CS Empreendimentos Digitais disse...

Tá vendo, Cessel, nem é tão difícil!
Tem receita de omelete de queijo no link das receitas.

bjs!

DOIDINHA DA SILVA disse...

Adorei a idéia, estava justamente pensando em como comer menos carne....
Mas vou precisar de muitas receitas...
Ah, fiz propaganda no meu Blog, ok ?

CS Empreendimentos Digitais disse...

Oi Monica! É muito fácl, pegou as receitas? Tem cada uma bem legal.
Obrigada pela visita

bjs
cintia

Dunaz disse...

Alouuu...
Sou vegetariana ^^
Mas não sabia desse movimento, é uma pena. Isso aconteceu apenas uma vez, ou é todo ano???
Seria bem legal se fosse sempre, né? As pessoas poderiam ter uma vida mais saudável sem matar animaizinhos.
(Não sou alienada, mas não acho certo os animaizinhos indefesos morrerem para saciar a nossa fome .-. Pensa na carinha FOFA de uma vaquinha.. Aqueles olhinhos brilhantes querem te dizer alguma coisa....)

AH!!!
Eu usei a o logo do Segunda Sem Carne para criar um evento no meu facebook, espero que não se importe. Dei os créditos ^^

Se cuidem
=*****

CS Empreendimentos Digitais disse...

Que legal, Dunaz! Pode pegar a vontade, na verdade a iniciativa é da Sociedade Vegetariana Brasileira, eu apenas divulguei.
Adorei a ideia e sempre que dá coloco o selinho e faço o lembrete para as pessoas.

Volte sempre!
Bjs