Tentativa de roubo termina em incidente ambiental

Mancha de óleo atinge rios da região Sul Fluminense
Em: 08/05/2013
Por: G1 - Sul do Rio e Costa Verde


Técnicos retirando óleo (Foto: Reprodução/TV RioSul)
Uma tentativa de roubo terminou em um incidente ambiental que atinge o rio Paraíba do Sul, na altura da divisa entre São José do Barreiro - SP e Resende - RJ. O problema, que só foi identificado na segunda-feira (06/05), um dia depois do crime, ocorreu depois que assaltantes estouraram um duto de óleo diesel da Transportadora da Petrobras (Transpetro) que passa na zona rural de São José do Barreiro - SP.

A Agência do Meio Ambiente de Resende - RJ, a AMAR, divulgou na tarde de segunda-feira (06/05) que o Rio Sesmaria foi atingido pelo óleo. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a mancha chegou ao rio por volta das 13h, após um vazamento de 8 mil litros de óleo diesel ser registrado na tarde de domingo (5), em São José do Barreiro - SP. O material atingiu o Rio Formoso - SP e a mancha se estendeu ao rio de Resende. Segundo o comunicado da prefeitura, a Transpetro recolheu uma média de 5 mil litros de óleo, o que não impediu que a mancha chegasse a Resende.

Segundo dados divulgados pela Petrobras Transporte (Transpetro) nesta quarta-feira (8), o volume de óleo diesel que vazou no Rio Formoso, em São José do Barreiro (SP), no último domingo (5), chega a 49 mil litros. Número muito acima dos 8 mil litros, como informado anteriormente.

Mancha de óleo no Rio Sesmaria, em Resende (Foto: Rosa Costa)
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) enviou duas equipes de emergência ambiental para acompanhar o deslocamento da mancha que, até o momento, tem 30 quilômetros de extensão. Empresas especializadas estão instalando barreiras de contenção e fazendo a limpeza das áreas atingidas.

O transtorno causou a interrupção no fornecimento de água em seis cidades: Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Porto Real, Quatis e Volta Redonda. Porém, segundo os órgãos municipais, apenas Pinheiral e Quatis continuam com a captação de água do Rio Paraíba do Sul suspensa.

0 Deixe aqui sua opinião!: