Buraco na Camada de Ozônio é o menor em 20 anos
Por: Consciência Ampla
Boa notícia: de acordo com a Agência Americana Oceanográfica e Atmosférica (NOAA), em 2012, o buraco na camada de ozônio esteve menor do que nos últimos 20 anos – a superfície média foi de 17,9 milhões de km². Em duas décadas, o maior buraco já registrado foi em 2000, com 29,9 milhões de km².
Os cientistas afirmam que o buraco na camada de Ozônio, que filtra os raios ultravioletas do Sol, começou a se formar na década de 1980. E o grande agressor pode estar na sua casa: o CFC - clorofluorcarbono, substância utilizada em sistemas de refrigeração e em aerosois.
Recentemente, com a execução do Protocolo de Montreal, a produção de CFC foi praticamente reduzida a zero. Mas ele ainda está presente em geladeiras e aparelhos de ar condicionado antigos, por exemplo.
Trocando a geladeira antiga por uma novinha em folha
Para tirar o CFC na atmosfera e contribuir para a redução do consumo de energia, o Consciência Ampla Eficiente realiza Trocas de Geladeiras em residências atendidas pela Ampla.
O programa, que foi destaque na Conferência do Clima de Copenhague (COP-15), já trocou mais de 45 mil geladeiras de famílias de baixa renda. Para ser beneficiado, o candidato deve estar cadastrado na Tarifa Baixa Renda.
0 Deixe aqui sua opinião!:
Postar um comentário