O movimento trata basicamente de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.
Na edição de 2012 do "Dia Mundial Sem Carro" em Belo Horizonte, como em anos anteriores, acontecerá o Desafio Intermodal. O nome é complicado, mas a idéia é muito simples. Trata-se de uma atividade cujo objetivo principal é avaliar qual é a maneira mais rápida, econômica e prática para se deslocar em um grande centro urbano. O deslocamento é realizado por voluntários em diferentes modais de transporte, individuais ou coletivos, motorizados ou não. A intenção do Desafio Intermodal é despertar a atenção da sociedade para maneiras de deslocamento mais eficientes que a de automóvel. Não só em relação à poluição, saúde e interação com a cidade, mas, mesmo considerando-se apenas a rapidez. Veja aqui mais informações.
Em São Paulo, o resultado do Desafio Intermodal, realizado esse mês, ficou assim: o primeiro a chegar foi o helicóptero. Com menos de 2 minutos de diferença, o ciclista. A moto ficou em terceiro e o patinador em quarto. Veja aqui o ranking final.
E em todo o país acontecem eventos durante todos o mês de setembro. São oficinas para aprender a andar de bicicleta, passeios ciclísticos, seminários, debates, desafios intermodais e manifestações populares de recuperação do espaço público.
Veja aqui uma agenda com todos os eventos que vai acontecer pelo país e participe!
Fontes:
Mountain Bike BH
Vá de Bike
0 Deixe aqui sua opinião!:
Postar um comentário