- - - - - - - -
Ecotecidos
Algodão, lona e garrafas PET recicladas dão vida a novos revestimentos
EM: 27/06/2011
Por: Ig Delas / Colunistas / Christian Ullmann
Dica: Giovana Damaceno
A técnica de reciclagem de tecidos já foi muito utilizada no período do Pós-Guerra, na Europa, devido a escassez de matéria-prima. Hoje, o movimento também foi retomado, mas a motivação é outra: o excesso de descarte, a possibilidade de novas oportunidades comerciais e a geração de emprego.
A indústria têxtil já incorporou o algodão e o poliéster (criado a partir de fibras de garrafas PET recicladas) na moda e já é comum comprar camisetas, casacos ou jeans com estes materiais. Agora, também a decoração está fazendo uso destes novos “ecotecidos” para revestir almofadas, sofás e até mesmo paredes.
Basicamente, o processo de transformação se inicia em casa, com a coleta seletiva, e nas oficinas de confecção. As garrafas PET que separamos são higienizadas e posteriormente transformadas em fios. Estes serão tecidos industrialmente para virarem tecido.
O mesmo acontece com os retalhos de algodão provenientes de confecções. Após serem separados por cor, são desfibrados e novamente transformados em fios para serem tecidos.
Fotos: Divulgação / A Lona Eco, na cor turquesa, reveste o estofamento da poltrona. Na foto anterior, lona de caminhão reciclada. |
Mesmo a lona de caminhão veio parar em casa pelas mãos da JRJ Tecidos. Após serem tratadas, as peças se transformam em um tecido resistente e macio, 100% reciclado, sem, entretanto, perderem sua história. Desgastes, remendos, carimbos ou inscrições próprias à quilometragem rodada são sempre mantidos.
Já a Copa & Cia criou a linha Eco Jeans, produzida com 90% de algodão e 10% de poliéster reciclados. A composição resulta num tecido com aparência e textura de jeans que pode ser usado na decoração, assim como a linha Casa, da empresa carioca Ciclo Ambiental, feita a partir de fibras de PET e algodão reciclado, que reveste almofadas, futons e acessórios.
0 Deixe aqui sua opinião!:
Postar um comentário